12 de julho de 2007

Oswiecim 15/06/2007

Chegamos de manhã a Krakow, a Segunda cidade da Polónia, mas provavelmente a mais bonita. Tínhamos a intenção de seguir directamente para o campo de concentração de Aushwitz, no entanto, e como sempre, as informações deixaram um POUCO a desejar, e vemo-nos obrigados a fazer os 100 metros barreiras com mochilas de 13kg às costas. Pior que correr, é o facto da corrida não nos ter valido de nada. Perdemos o comboio.
O próximo é daqui a três horas.
Aproveitamos para ver a cidade e mais uma vez almoçar à “Rei”, num restaurante todo “finesse” por apenas 6€... épá foi caro, está bem?!
A caminho de Oswiecim, cidade onde se encontra o campo de concentração Aushwitz e Bierkenau, apanhamos uma trovoada, Sr.ª trovoada, mas mais uma vez temos sorte e quando chegamos ao destino está um sol abrasador, aquele que felizmente nos tem acompanhado até agora.
O campo de concentração continua a impressionar. Não sei se cá voltarei, mas tenho a certeza que daqui nunca me esquecerei!
É impossível imaginar, mas só por si o ambiente já pesa, muito.
Por aqui passaram cerca de 1,1 milhões de Judeus, e a grande maioria aqui ficou...
Era aqui que chegava o comboio. As portas dos vagões abriam-se e muitos atropelavam-se à saída, tal a ânsia por ar fresco.
Lá fora estavam os médicos que faziam a selecção e os separavam em duas filas: uma para mulheres e crianças e outra para homens. Entre estes os fortes e saudáveis eram separados dos idosos, doentes, das grávidas e das crianças. Os declarados aptos para trabalhar ficavam no campo. Os restantes eram conduzidos às câmaras de gás e ...
Pouco mais há a dizer, mas muito fica por pensar.

1 comentários:

Anónimo disse...

Olá Cephas, aqui é Camila, tá lembrado? Gostei da foto. faz tempo q agente naum se fala... beijos...
***