15 de julho de 2007

Krakow-Praha 16/06/2007


Vamos agora a caminho de Praga. Já passa da meia noite e aproveito para mandar SMS a alguém que ficou para trás, lá bem ao longe, Portugal.
Mais uma vez um calor abrasador. Tenho as costas ensopadas em água, nem os toalhetes de limpeza nos valem.
Este comboio vai dividir-se em metade a meio da noite. Uma parte vai para Praga e a outra para Viena. Desta vez vamos bem, e sabemos disso!
É noite cerrada e apenas se ouve o “Tum...Tum...,....Tum...Tum...,...Tum...Tum...,...Tum...Tum”.
Este sim é um verdadeiro comboio. Com solavancos e o tal barulho característico. Os bancos sujos e de cores aguerridas. As estações de comboio desterradas. As chiadeiras nas travagens e os gritos dos maquinistas às 03h56.
As músicas e conversas locais que não entendemos “pêva”. ...
Ainda estou para compreender, porquê é que quando pergunto alguma coisa em Inglês, me teimam em fazer um sermão em Polaco, sempre na convicção que eu os entendo na perfeição, LOL! É só rir.

Olho para a lâmpada do compartimento... está cheia de insectos.
Eu escrevo, o Walter à minha frente passa mais um toalhete no corpo e o Pedro lê um artigo da revista Sábado.
Levámos connosco 3 revistas. Há noticias por nós já lidas e relidas vezes sem conta. As mesmas revistas, as mesmas fotografias, as mesmas frases...
Apetece-me conhecer, continuar a desbravar, treinar o meu Inglês.
É bom ser turista, é diferente, ser estrangeiro à aventura. Ser olhado de lado, talvez por inveja.
Tenho 25 anos e já conheço umas coisinhas...
O comboio parou, outra vez. Estamos na fronteira.
Levanto-me do banco e espreito pela janela, baixo o vidro e meto a cabeça de fora.
Chegámos a "Petrovice".
Em terra vejo a polícia de controlo fronteiriço a falar entre eles qualquer coisa, e por baixo do comboio já vejo uns homens de fato de macaco verde que se ocupam da separação do comboio em dois.
"Passport, please"- grita o polícia Checo, enquanto abre o nosso compartimento. Ainda meio estremunhados, olhamos uns para os outros, com cara de mal dispostos, qual pessoa que é acordada assim que está a adormecer.
Ainda faltam umas horas até chegar ao destino, é melhor aproveitar para dormir mais um pouco.
Sacamos de uma camisola para fazer de apoio à cabeça e em 3 minutos estamos novamente a dormir.
Parece que vamos ter mais uns dias de viagem. Já não vamos à Roménia, decidimos alterar o percurso... Talvez Veneza, quem sabe Suíça. Talvez lá consigamos chegar.
Logo se vê.
Continuo à espera da resposta a uma SMS.
Não vem...
Apesar disto tudo, deixámos “alguém´s” para trás. Somos feitos deles, e só por eles conseguimos chegar aqui, agora.
Já me começo a imaginar na principal praça do centro de Praga. Aquele ambiente, os predios, os monumentos e as gentes...

1 comentários:

Cláudia disse...

Tb eu já começo a sonhar...Barcelona, Praga, Veneza... enfim e mais seja lá o que for! 'Brigado pelas dicas ;)