4 de maio de 2005

Equador - Miguel Sousa Tavares


Uma história "verdadeira" que descreve os últimos anos do que foi uma monarquia em Portugal. Centrada num homem que tem a vida feita, com vícios, sem compromissos e sem objectivos, até ao dia em que o Rei de Portugal, D. Carlos, lhe faz uma proposta obrigatoriamente irrecusável, para ser governador de uma colónia portuguesa, São Tomé e Príncipe. É então que é obrigado a perder tudo quanto tinha conquistado até então, estabilidade, amigos e... mulheres!!! Algo que mudará a sua vida para sempre. O objectivo era provar a Inglaterra que não existia escravatura nas explorações de cacau, para evitar o embargo das exportações do mesmo. Claro que se foi atingido ou não, não o saberão por mim.
Um pedaço de uma vida, retratado de um modo absorvente, que traça a papel químico algo que todos nós já fizemos, ou mais dia, menos dia faremos... o que torna este livro excelente pelo seu retrato fiel à realidade.
Como não poderia deixar de ser, vida que é vida tem paixão, (ouvi dizer). No meio desta missão surge uma mulher, que consome a ilusão dum sentimento e nos faz pensar que afinal, nós acima de seres racionais, somos indivíduos de instintos. Até que ponto temos o direito de pôr em causa os instintos dos outros e os nossos instintos, em função duma directiva racional que todos teimamos em apregoar e todos teimamos quebrar... A vida é feita de momentos e não de pensamentos, por isso não deixem que os pensamentos façam os vossos momentos!!!
Frase que surge em pensamento: Mulher bonita demais, leva a Morte ao mais forte dos Imortais...
Classificação: 5 estrelas

3 comentários:

Anónimo disse...

..é k se ja tinha uma certa vontade de ler este livro..depois do 'post' k li..posso dizer.t que essa vontade aumentou consideravelmente!como ja te disse,se o objectivo era realmente,incentivar á leitura do 'equador'..conseguiste! espero poder continuar a contar com as vossas sugestoes de leitura,pois é algo que, tem para mim, demasiado interesse! bjnhu* soni

Anónimo disse...

Bem quero apenas aqui deixar uma marca minha nesta tão grande e astuta marca cibernética que aqui deixam nesta página!
Se bem que sou suspeito para comentar este livro poque o adorei li-o no ano passado e e fiquei com uma enorme sensação que todos deviamos passar pelos lados do "Equador", com um clima fatigante ou não os locais devem ser belos!! Leiam e deixem-se invadir pelas pequenas e tão grandiosas maravilhas que os pequenos pedaços de terra do continente africano nos deixam na imaginação....

Anónimo disse...

Já há algum tempo que folheava livros do Miguel Sousa Tavares mas, com a promessa que seria o próximo a comprar, acabei sempre por adiar esta decisão. Com este post, confesso que não perdi tempo e fui comprá-lo.. Finalmente li-o. É de facto um livro brilhante. A sua escrita deixa-nos completamente invadidos por todo o enredo, personagens e, principalmente, por aquela ilha perdida no Atlântico - S. Tomé e Príncipe. Obrigado pela sugestão!
Queria também aproveitar para comentar este vosso projecto. Não sou muito dotada para a escrita, mas acabo por ser uma leitora insaciável e, por isso mesmo, fiquei encantada com esta vossa iniciativa. Além da qualidade das vossas deambulações, as fotografias que as acompanham são muito bonitas.. Parabéns!
1 abraço
Sofia Narciso