8 de maio de 2005

Diário de Anne Frank


Envolvente.
Faz pensar, reflectir e revemo-nos nele… Um retrato apaixonante de tempos difíceis, como foram os da 2ª Guerra Mundial.
Sinceramente não é de estranhar que muitas pessoas tivessem duvidado de que este diário tivesse sido escrito por uma jovem, de 13 anos (no fim tinha 15), pois esta faz uma descrição pormenorizada do que se passou com ela naqueles dois anos escondida na clandestinidade que era o “Anexo Secreto”, com uma linguagem aprimorada, de uma pessoa inteligente e tal como ela diz “avançada em relação à idade”.
Ela queria ser escritora… e eu afirmo: O mundo perdeu uma das melhores!
Mas será que foi só ela? Morreram milhares de pessoas. Será que entre elas não estaria por exemplo a que viria a descobrir a cura da SIDA? lol Uma subjectividade levada ao extremo… mas não impossível. E tudo porquê? Porque o Homem é egoísta, cruel e tem sede de poder. Não foi só o Hitler que provocou a guerra! É fácil apontar culpas, mas como é que um homem só mata tanta gente? Todos os dias, o Homem provoca guerras fúteis que nos levam a perder sempre qualquer coisa…
Voltando ao livro, aconselho-o a todos… Leitura obrigatória para pais, psicólogos e outros que queiram perceber o que é a mente de uma jovem a entrar na adolescência e quais os seus sentimentos face á mudança que se opera nessa idade, tanto a nível sentimental, como sexual e psicossocial.
Classificação: 4 estrelas

2 comentários:

Anónimo disse...

..também ja li este livro,e...associei em muito o teu 'post' à sensaçao com que fikei a após a leitura! surgiram inúmeras questões,ás quais nunca tive resposta (nós..com a vida -pode dizer-se - facilitada, dramatiza-mos imenso a fase da adolescência..entao k dirá uma jovem sob esta pressao..nestas condissoes!)...muitas delas perseguiram-me durante algum tempo, até porque este foi um dos livros mais intensos que li..Sujeita.mo.nos continuamente a pormenores horrorosamente magníficos..coisas impensaveis..inimaginaveis!
É de facto um livro que preenche a parte surreal que existe em nós, pois, pelo menos p'ra mim, foi uma luta constante encarar todas as imagens que nos passam pela cabeça ao longo da leitura!
Contudo, é sem duvida um livro que vale a pena... =] bjnhu* soni

Anónimo disse...

Embora nao tenha lido o livro, mas tenha mta vontade de o fazer (já é um principio,lol), nao podia deixar de comentar, claro... Nao posso falar do !diário de Anne Frank" mas posso falar sobre outro livro tb marcante " Os ultimos 7 meses de Anne Frank" em que os relatos são por vezes assustadores, se nao a maior parte das vezes mesmo... as perguntas que vamos formulando acabam por nao ter respostas, mas nao deixam de ser importantes por isso...Dá que pensar... Este Recomendo EU..."Os Ultimos 7 Meses de Anne Frank"... beijocas da FofaFofa