14 de janeiro de 2009

Ser Enfermeiro



Estou cada vez mais apaixonado pela minha profissão.
Tenho o privilégio de ser aquilo que nunca pensei poder vir a ser, Enfermeiro.
Sinceramente não sabia para aquilo que vinha quando entrei no curso de Enfermagem, mas estou de tal forma viciado nesta profissão que não me vejo a fazer mais nada na vida.
Mas como em todas as profissões há um lado menos bom... e aquele que vejo hoje resume-se ao meu medo, de que no meio das dezenas de pessoas que atendo todos os dias com a idade dos meus pais, se encontre lá um dia... algum dos meus pais.
Ter a consciência desta possibilidade, e a noção real do que pode implicar essa possibilidade às vezes assusta.
Vou tentando viver a saúde deles, a minha e a de todos. Acho que é a melhor forma de arranjar forças para um dia combater a doença (caso ela apareça).
Não sei se os meus pais pensam nisto, e será quase certo que nunca lerão este texto, mas uma coisa é certa.
A vida existe com um claro propósito: o de ser vivida, não apenas na extravagância dos nossos amigos, mas também na pacatez da nossa família.

2 comentários:

Licas disse...

Olá!
Foi a Sandra que me indicou o seu blog.
Fiquei muito emocionada quando li o seu testemunho, quanto ao ser "enfermeiro".
Numa época em que prepondera a desumanização e a falta de atenção e conforto nos nossos hospital, é gratificante ouvir um jovem (julgo não estar enganada) a ter tão convictamente uma exclamação destas.
Peço-lhe que se não deixe corromper, nemm pelo facilitismo, nem pelos seus companheiros e superiores mais velhos para quem esta profissão mais não é do que "vender" injecções, pensos, termómetros e pomadas a granel e muito menos pelas gratificações.
Um enfermeiro e um médico deveria ser encarado como algo de divino e por vezes até sobrenatural, destinado a aliviar e confortar o sofrimento dos outros.
Que Deus o acompanhe e que se eu ou alguém de quem gosto muito, se precisar, vá calhar nas suas mãos.
Parabéns!
Se quiser seguir-me o meu blog é:
licas-ontemehoje.blogspot.com

Ficarei à espera!
Um abraço
Licas

Celeborn disse...

A minha namorada é enfermeira e vivo constantemente com os testemunhos dela sobre algumas situações que se passam no vosso dia-a-dia. Gostei muito deste post. Uma coisa que sempre lhe disse quando ela escolheu o curso de enfermagem foi que eu não teria coragem para ver as coisas que vocês veem. Ela também adora e não se vê a fazer mais nada na vida sem estar relacionado com enfermagem vejo um pouco isso como não sendo uma escolha de vida mas um modo de vida que aparentemente todos voces gostam.