31 de janeiro de 2006

O Codex 632


Apesar de até agora, não ter lido nada de José Rodrigues dos Santos, a expectativa que tinha neste livro estava alta.
Por um lado, sempre foi uma pessoa que me cativou, com a forma exemplarmente humilde com que nos passava as noticias todos os dias. Depois, é um ícone da minha adolescência, era ele que eu via todas as noites na TV, esperando que depois das notícias do dia terem acabado, fizesse o seu comentário pessoal ao desfile de moda, com o seu olhar malandro.
Falando agora do livro: devorei-o!
Começa com a morte de um historiador no Brasil, que se vem a saber fazia uma pesquisa sobre a descoberta do Brasil. Com esta morte, entra em cena um professor de História perito em criptologia e línguas antigas, a pessoa ideal para descortinar todos os segredos que o historiador tinha arranjado para guardar as suas descobertas.
Ao longo do livro vemos um desviar da investigação para o descobridor da América, Cristóvão Colombo (ou será Colonna)…
Qual será a verdadeira origem desta pessoa? E qual a sua verdadeira missão?
No meio da descrição da investigação histórica (baseada em documentos genuínos) que para quem, ao contrário de mim, não gosta de história, será um entrave ao desenvolvimento do livro, JRS introduz um romance, onde o protagonista é o professor.
É aqui que o autor aplica a sua fantástica forma de escrever usando uma panóplia de adjectivos para a descrição de cada acontecimento, o que nos faz entrar mesmo na história. No meio de traições, paixão, tristeza, amor, reencontros, segredos e falsidades temos nas nossas mãos um livro arrebatador que nos faz pensar sobre o que aprendemos na escola e em muitas das coisas que fazemos no dia-a-dia, sem sequer pensar! Não deixem de ler…
Classificação: 4 estrelas

0 comentários: