27 de outubro de 2005

A Essência da Lâmina


Já estava na altura de começar no blog crónicas a um dos meus géneros literários preferidos. Qual será perguntam vocês. É a high fantasy e começo logo com um autor português: Filipe Faria.
Para quem não conhece a o género e a saga (e este é já o quarto livro) é uma leitura muito ao estilo de Senhor dos Anéis. E são tantas as parecenças que tive para deixar de ler este autor. Apesar de todas estas revoltas acabei por ler mais este livro de mente aberta e, ainda bem, surpreendeu-me!
Neste livro o autor consegue libertar-se do estigma “Tolkien” e passa a ser muito mais original naquilo que escreve.
A história dá um grande passo e introduz descrições que até aqui eram por mim desconhecidas neste género literário. É fantástica a forma como o autor descreve os combates, as criaturas e a linguagem que emprega no próprio enredo.
Resumidamente a história da saga é a de um príncipe guerreiro que foge de casa roubando a relíquia do reino, uma espada, e levando atrás também o conselheiro do reino, para ir em busca do pai e do segredo que envolve o seu desaparecimento. Ao longo do caminho vai encontrando várias personagens que se juntam ao grupo tendo estes varias aventuras até chegarem ao seu destino. Quando descobre finalmente o pai, este morre para o salvar e é exactamente aqui que começa este quarto volume.
Depois disto vai em busca da “essência da lâmina”, que é o que possivelmente lhe poderá dar a vitória. O grupo separa-se e começam a viver as aventuras em paralelo que para as saberem vão ter de ler o livro.
Classificação: 4 estrelas

0 comentários: