16 de fevereiro de 2008

O “sonho” explicado


Era uma vez (e porque isto é uma história não poderia começar de outra maneira) um menino que tentou alcançar o seu próprio “sonho”!
Usou todas as armas, fez tudo o que estava ao seu alcance para o abraçar. Lutou até à última gota de suor, até à última lágrima, até à última gota de sangue, mas o “sonho” era sempre inalcançável.
Então, quando já pensava em desistir, ao ler um dos seus escritores preferidos (”Matar o Sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso.”) ganhou uma nova força.
Foi novamente para a batalha, com uma nova moral, com um novo animo, com um redobrado entusiasmo.
Mais uma vez vestiu a armadura e pegou nas armas ao seu alcance, mas mais uma vez foi vencido pela inatingível e escorregadia leveza do “sonho”.
Andou triste e abatido, até que ao passar na rua leu uma frase que o chamou a atenção…
“O insucesso é apenas uma oportunidade para começar de novo com mais inteligência!”
Foi então que além do “sonho” começou a aprender a amar a liberdade.
O amor por esta era tanto que começou a esquecer a sua visão cega que antes o tinha feito sofrer!
Amar a liberdade era agora tudo para ele.
Foi este amor que durante anos o fez sentir novo, renovado, seduzido, apaixonado, respeitado, amado, querido, preferido e principalmente correspondido!
Tudo corria bem, até que um dia se deixou adormecer e… voltou a sonhar!


Frases de Fernando Pessoa e Henry Ford

4 comentários:

Anónimo disse...

Conheço muita gente,incluindo m a mim no grupo, que tal como o menino da história, também se agarrou com todas as suas forças a um sonho q nunca realizou...é facil ficar-se cego, amarrado a uma ideia q nunca passa disso mesmo. Sim..sofre-se! Mas também se aprende, cresce, evolui. Se o homem nunca tivesse lutado c todas as suas forças por um sonho, ainda estariamos a viver em cavernas escuras.

Eu vou continuar a sonhar e a perseguir o meu "unicórnio" e sei que nunca o vou agarrar, mas no caminho vou, com certeza, aprender, crescer e evoluir muito...vai sempre valer a pena.

Ritinha

Zana disse...

Uma delícia de sonho... ;)

beijo poético

Anónimo disse...

não vale a pena tentar explicar um sonho,tentar compreender o que nos acontece qdo fechamos os olhos,...não vale a pena pq sempre que tentamos compreender ou racionalizar algo que sentimos ou sonhamos, acabamos por destruir parte da pureza do simples acto de sonhar... como transcreveste " matar o sonho é matar mo nos"...é por sonharmos que acordamos com mil e uma ideias, com vontade de mil e uma coisas mesmo qdo nao nos lembramos dos sonhos...é por saber que durante a noite qdo nada me perturbar o espirito, num simples sonho hão de surgir muitas respostas para muitas duvidas...é por ter a certeza que sou feliz enqto sonho, que fecho os olhos qdo me deito e espero qe o sonho chegue...

PS_ agora nao me esqueço de assinar...catarina

Anónimo disse...

Olá Pedro
Também eu sou um caçador de sonhos. Mas senti nos últimos tempos, que por vezes os sonhos se tornam em pesadelos.
Não desisti de sonhar, continuo a busca, mas durmo de olho aberto. Porque há sempre alguém à caça do nosso sonho, querendo-o destruir.
Bons sonhos.
Nuno